domingo, 20 de abril de 2008
Ética e liberdade
A palavra ética é originada do grego ethos, significa modo de ser, caráter através do latim, costumes, de onde se derivou a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Define-se moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Ética também pode ser o ato de agir de acordo com a consciência e em harmonia com as leis.
Em filosofia, há várias concepções de liberdade, umas bastante distintas das outras. As teorias da liberdade dizem respeito à metafísica e à ética, à filosofia política. Muitos, ou provavelmente todos os filósofos, escreveram sobre liberdade. Entretanto, ela foi assunto que deu em poemas e em questionamentos de todos os homens, visto que o entendimento maior de que se tem de liberdade é que é algo bom, sem amarras. A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. Em tempos mais antigos, procurava-se por liberdade demasiadamente, uma vez que as épocas de escravidão, tortura e violência máxima da Humanidade trata de alguns anos atrás.
Na concepção de Jean Jacques Rousseau, a liberdade é um bem tão precioso que antes de ser um direito do ser humano, passa a ser também um dever para este. Todo ser humano tem o direito e o dever de ser livre. Quem não luta pela liberdade, não está correto de ponto de visto ético. Sem ética não há liberdade, assim como não pode haver liberdade sem ética. Os dois valores se completam e um depende do outro. Para Emanuel Kant, é a liberdade de agir segundo as leis. "Assim, uma vontade livre e uma vontade subordinada as leis morais são uma e a mesma coisa." Entre as liberdades, a liberdade de imprensa talvez seja a mais importante de todas. Sem liberdade de imprensa, a verdade verdadeira não aparece. Por isso, atentar contra a liberdade de imprensa é cometer crime de lesa- pátria.
Antimary
Leio nos jornais, inclusivo em O RIO BRANCO, matéria falando sobre a Floresta Estadual do Antimary, apontada como laboratório de estudos técnicos de manejo de produtos florestais.
Equivoco
Das duas uma: ou a turma responsável pelos estudos de manejo está falando de outra área ou tentando vender uma imagem irreal ao exterior. No local, na verdade, há muita miséria, destruição e agressão ao meio ambiente.
Fora da rota
Se vivo fosse, Chico Mendes pediria para tirar a Floresta do Antimary de sua rota. Ele gostava de preservação, não de destruição. As pessoas que moram por lá vivem na mais absoluta miséria.
Esperteza
Falta seriedade nas pessoas que lidam com a política ambiental do Acre, notadamente no que se refere ás áreas de preservação. O governo em si tem boas intenções, mas acaba sendo vítima da esperteza.
Integral
Governador Binho Marques resolveu investir nas três áreas do esporte: popular, educacional e profissional. Binho sabe que o esporte é um bom instrumento de transformação social
Alegria
A população do Juruá ficou alegre depois que o governador anunciou a construção do estádio Arena do Juruá até o fim de seu mandato. Aos poucos, Binho está começando a gostar de governar.
Interdição
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do estado do Acre (Sintesac), Antonio Daniel interditou a sede campestre da entidade no início deste mês para poder concluir as obras.
Reinauguração
A festa de reinauguração está confirmada para o dia 1º de maio. A intenção é promover um evento maior do que o do ano passado, que reuniu mais de três mil pessoas. As obras são executadas com recursos próprios
# Programa Conversa Franca de hoje vai mostrar a história de O RIO BRANCO, o melhor e mais antigo diário do Acre. Vamos entrevistar o editor-chefe, jornalista Evandro Cordeiro; o editor-assistente, Raimundo Fernandes, além do diretor comercial, Marcos Almeida e o colunista e jornalista Stalin Melo. Nesta foto de Francisco Chagas, este colunista aparece ladeado por Evandro Cordeiro e Raimundo Fernandes. O programa começa às 19h, na TV Rio Branco e vai exibir reportagem especial sobre jornais impressos, enfatizando O RIO BRANCO, produzida pelos jornalistas Márcio Nunes e Floriano Oliveira.
PANORÂMICAS
# Emenda que prevê o fim da reeleição e mandato de cinco anos divide PT e PC do B na Aleac.
# O presidente da Casa, Edvaldo Magalhães (PC do B) é a favor da proposta.
# Já o primeiro-secretário, Juarez Leitão (PT) é totalmente contra.
# A base governista na Câmara votou rachada no projeto que criava o dia contra a homofobia.
# A bancada evangélica, exceto Pascal Khalil (PC do B) votou a favor.
# Gente do movimento gay chegou a pedir aos vereadores para votarem contra o projeto da vereadora Ariane Cadaxo (PC do B).
# Vários jogadores do Rio Branco foram vistos tomando todas em um boteco na noite de quinta.
# Foram comemorar a vitória, de virada, sobre o Adesg, em Senador Guiomard.
# O time, apesar de ser líder isolado do campeonato, não consegue convencer a torcida.
# Independência e Juventus também precisam melhorar para atrair mais torcedores.
# Os deputados vivem de blog, flog e orkut abertos. A revolução tecnológica chegou à Aleac.
# Um bom dia aos leitores, anunciantes e assinantes do jornal O RIO BRANCO, o mais antigo do Acre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário