sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CÚPULA DA SEGURANÇA FOGE DO DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA

Vereadores ficaram decepcionados com o ato deselegante da Secretaria de Segurança e do Comando Geral da Polícia Militar.
Presidente da câmara, vereador Jessé Santiago (PSB) defende criaão do Forum Permanente de Combate a Violência em Rio Branco.
A cúpula da Segurança não compareceu à audiência pública promovida na manhã desta quinta-feira, 19, pela Câmara de Rio Branco, no auditório do Colégio Acreano para debater a onda de violência. Tanto a secretária de Segurança, Márcia Regina, quanto o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Romário Célio, foram convidados com bastante antecedência, mas não comparecem, nem enviaram representante. O primeiro-secretário da câmara, vereador Juracy Nogueira (PP), autor do requerimento que resultou na realização da audiência pública, lamentou a ausência das autoridades ligadas à área de segurança e elogiou a coragem e a consideração do procurador de Justiça, Sammy Barbosa, representante do Ministério Público Estadual (MPE). “As autoridades que não vieram demonstram que não estão interessadas em resolver o problema”, lamentou o vereador. Fórum O presidente da Câmara, vereador Jessé Santiago apresentou esboça de um projeto de resolução instituindo o Fórum Permanente de Combate a Violência. Jessé quer envolver a Secretaria de Segurança Pública, as polícias Covil, Militar e Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Federal, movimentos estudantil, comunitário e sindical, ongs, igrejas e a imprensa. Segundo Jessé o projeto de resolução que cria o Fórum Permanente de Combate a Violência e as outras propostas dos vereadores serão encaminhadas aos órgãos ligados à segurança pública como sugestões de ações que visam combater a violência.