sábado, 24 de maio de 2008

Independência quer vencer Rio Branco amanhã

Em pé, da esquerda para direita: Jair, Breguete, Marinho, Erick, Marcelo Cabeção e Orlessandro.
Agachados: Fabiano, Pitiu, Wallacy, Muniz e Cassula.




A equipe do Independência faz treino tático e físico na quinta-feira, no Marinho Monte e o apronto na sexta-feira, no Campo do Colégio Meta. O time quer vencer o Rio Branco, neste domingo, na Arena da Floresta e largar na frente no segundo turno do Campeonato Acreano-2008. A nova comissão técnica, formada por Emerson Ferraz e Marcelo Bujica, conta com a volta do zagueiro Baltazar, que sofreu contusão no jogo contra o próprio Rio Branco, no primeiro turno e poderá lançar o volante Mineiro, que veio para jogar na Adesg, mas como não atuou, será um dos reforços do time tricolor.

O goleiro Breguete e o meia Fabiano, que não treinaram na segunda-feira, voltaram a treinar normalmente. Os dois fizeram questão de esclarecer que não há nenhum problema entre eles a equipe. Os jogadores também foram vitimas da falta de água que atinge toda a cidade e tiveram que ficar em casa na tarde de segunda-feira. No meio campo, aos poucos o volante Jair e o meia Fabiano estão conquistando vaga como titulares. No ataque, o time conseguiu manter Marcelo Cabeção artilheiro isolado da competição com nove gols.

Faz mito tempo que um atacante consegue ter tão boa fase e desempenho. Ele marcou gols em todos os sete jogos que disputou. Nos dois primeiros jogos - contra o Náuas e Adesg, ele marcou duas vezes. Suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Cabeção não jogou contra o Rio Branco, no primeiro turno, mas garante que estará em campo domingo e quer fazer mais gols para continuar na artilharia e ajudar o Tricolor do Aviário a vencer o Rio BrancoO time pode adotar o esquema 3-5-2 ou 5-3-2.

Nos dois casos, os atacantes serão Wallacy e Marcelo Cabeção. O zagueiro Alemão, que não atuou contra o Rio Branco, no primeiro turno, pode sair jogando domingo. Existe a possibilidade de o time usar os três zagueiros - Alemão, Baltazar e Erick.Apesar de alguns problemas internos, uma vez que a nova diretoria de futebol, comandada pelo advogado Silvano Santiago assumindo fato o comando há pouco mais de duas semanas, o time quer vencer para entrar com moral no segundo turno e conquistou a vaga na final contra o próprio Rio Branco, campeão do primeiro turno.

Desfalques

No Rio Branco, o clima é de muita preocupação, uma vez que o técnico Pedrinho Rocha não poderá escalar o zagueiro Ico, o meia Testinha (cérebro do time) e os atacantes Doca e Marcelo Brás. O trio cumpre suspensão por ter sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O atacante Juliano César, um dos destaques do time, também corre risco de ficar fora do clássico. O jogador ainda não se recuperou de contusão na virilha, não treinou esta semana e se não conseguiu participar do treino desta sexta-feira, será vetado pelo departamento médico do clube.
Fabiano

No Tricolor também há problemas. O meia Fabino sentiu dores no pé esquerdo no final do treino de quinta-feira e está fora do classico. O jogador teve que engessar o pé e só volta aos gramados em duas semanas. "Gostaria muito de jogar e ajudar o Independência a conquistar uma vitória contra o Rio Branco. Infeizmente, não tenho como fazer", afirmou o jogador.
O atacante Welliton sentiu dores no tronozelo, numa disptua de bola e deixou oreino de sexta-feira preocupado. Ele poderá ser o coelga de Marcelo Cabeção e Wallacy no ataque tricolor. Se Welliton não poder jogar, o técnico Emerson Ferraz deve escalar Crisatian ou Artemis, dado mais liberdade a Wallacy para trabalkhar as jogadas com Cabeção.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

TRICOLOR QUER VENCER ESTRELÃO NO DOMINGO



A equipe do Independência faz treino tático e físico nesta tarde, no Marinho Monte e amanhã, à tarde, no Campo do Colégio Meta, fará o treino-apronto para o jogo de domingo, na Arena da Floresta, contra o Rio Branco, em partida válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Acreano-2008.
A nova comissão técnica, formada por Emerson Ferraz e Marcelo Bujica, conta com a volta do zagueiro Baltazar, que sofreu contusão no jogo contra o próprio Rio Branco, no primeiro turno e poderá lançar o volante Mineiro, que veio para jogar na Adesg, mas como não atuou, será um dos reforços do time tricolor.
O goleiro Breguete e o meia Fabiano, que não treinaram na segunda-feira, voltaram a treinar normalmente e têm presenças asseguradas no jogo de domingo. Os dois fizeram questão de esclarecer que não há nenhum problema entre eles a equipe. Os jogadores também foram vitimas da falta de água que atinge toda a cidade e tiveram que ficar em casa
Na tarde de segunda-feira.
No meio campo, aos poucos o volante Jair e o meia Fabiano estão conquistando vaga como titulares. No ataque, o time conseguiu manter Marcelo Cabeção artilheiro isolado da competição com nove gols. Faz mito tempo que um atacante consegue ter tão boa fase e desempenho. Ele marcou gols em todos os sete jogos que disputou.
Nos dois primeiros jogos - contra o Náuas e Adesg, ele marcou duas vezes. Suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Cabeção não jogou contra o Rio Branco, no primeiro turno, mas garante que estará em campo domingo e quer fazer mais gols para continuar na artilharia e ajudar o Tricolor do Aviário a vencer o Rio Branco
O time pode adotar o esquema 3-5-2 ou 5-3-2. Nos dois casos, os atacantes serão Wallacy e Marcelo Cabeção. O zagueiro Alemão, que não atuou contra o Rio Branco, no primeiro turno, pode sair jogando domingo. Existe a possibilidade de o time usar os três zagueiros - Alemão, Baltazar e Erick.
Apesar de alguns problemas internos, uma vez que a nova diretoria de futebol, comandada pelo advogado Silvano Santiago assumindo fato o comando há pouco mais de duas semanas, o time quer vencer para entrar com moral no segundo turno e conquistou a vaga na final contra o próprio Rio Branco, campeão do primeiro turno.

Desfalques
No Rio Branco, o clima é de muita preocupação, uma vez que o técnico Pedrinho Rocha não poderá escalar o zagueiro Ico, o meia Testinha (cérebro do time) e o atacante Marcelo Brás. O trio cumpre suspensão por ter sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
O atacante Juliano César, um dos destaques do time, também corre risco de ficar fora do clássico. O jogador ainda não se recuperou de contusão na virilha, não treinou esta semana e se não conseguiu participar do treino desta sexta-feira, será vetado pelo departamento médico do clube.

Tricolor quer vencer Estrelão no domingo

A equipe do Independência faz treino tático e físico nesta tarde, no Marinho Monte e amanhã, à tarde, no Campo do Colégio Meta, fará o treino-apronto para o jogo de domingo, na Arena da Floresta, contra o Rio Branco, em partida válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Acreano-2008. A nova comissão técnica, formada por Emerson Ferraz e Marcelo Bujica, conta com a volta do zagueiro Baltazar, que sofreu contusão no jogo contra o próprio Rio Branco, no primeiro turno e poderá lançar o volante Mineiro, que veio para jogar na Adesg, mas como não atuou, será um dos reforços do time tricolor. O goleiro Breguete e o meia Fabiano, que não treinaram na segunda-feira, voltaram a treinar normalmente e têm presenças asseguradas no jogo de domingo. Os dois fizeram questão de esclarecer que não há nenhum problema entre eles e a equipe. Os jogadores também foram vitimas da falta de água que atinge toda a cidade e tiveram que ficar em casa na tarde de segunda-feira. No meio campo, aos poucos o volante Jair e o meia Fabiano estão conquistando vaga como titulares. No ataque, o time conseguiu manter Marcelo Cabeção artilheiro isolado da competição com nove gols. Faz mito tempo que um atacante consegue ter tão boa fase e desempenho. Ele marcou gols em todos os sete jogos que disputou. Nos dois primeiros jogos - contra o Náuas e São Francisco, ambos fora de casa, ele marcou duas vezes. Suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Cabeção não jogou contra o Rio Branco, no primeiro turno, mas garante que estará em campo domingo e quer fazer mais gols para continuar na artilharia e ajudar o Tricolor do Aviário a vencer o Rio Branco O time pode adotar o esquema 3-5-2 ou 4-4-2. Nos dois casos, os atacantes serão Wallacy e Marcelo Cabeção. O zagueiro Alemão, que não atuou contra o Rio Branco, no primeiro turno, pode sair jogando domingo. Existe a possibilidade de o time usar os três zagueiros - Alemão, Baltazar e Erick. Apesar de alguns problemas internos, uma vez que a nova diretoria de futebol, comandada pelo advogado Silvano Santiago assumindo de fato o clube há pouco mais de duas semanas, o time quer vencer para entrar com moral no segundo turno e conquistou a vaga na final contra o próprio Rio Branco, campeão do primeiro turno. Desfalques No Rio Branco, o clima é de muita preocupação, uma vez que o técnico Pedrinho Rocha não poderá escalar o zagueiro Ico, o meia Testinha (cérebro do time) e o atacante Marcelo Brás. O trio cumpre suspensão por ter sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O atacante Juliano César, um dos destaques do time, também corre risco de ficar fora do clássico. O jogador ainda não se recuperou de contusão na virilha, não treinou esta semana e se não conseguir participar do treino desta sexta-feira, será vetado pelo departamento médico do clube. Os quatro reforços contratados recentemente, ainda não têm condições de jogo.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Da pobreza ao estrelato I

Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães de grande visão de Mao para a China. Li Cunxin, um dos bailarinos mais famosos da atualidade, premiado e reverenciado no mundo da dança, sua história de sucesso impressiona a todos que o conhecem. Li Cunxin, um dos bailarinos mais famosos da atualidade, premiado e reverenciado no mundo da dança, sua história de sucesso impressiona a todos que o conhecem, da infância miserável ao estrelato. Suas incríveis memórias são contadas no livro “Adeus China”: o ultimo bailarino de Mao (Mao's last dancer, 400 páginas) que a editora Fundamento lançou recentemente. Filho de um simples camponês, Li Cunxim foi um entre os milhões que nasceram durante a Revolução Comunista de Mao Tse Tung, um período marcante na história daquele país, como também da humanidade. A pobreza e a fome convivem com a inocência e a ingenuidade dos primeiros anos da infância destes milhares de jovens e Li Cunxin foi um dos poucos eleitos que conseguiu galgar as diferenças sociais e mudou o seu próprio destino para se tornar o que ele é hoje. Sua história, além de ser um exemplo para muitos jovens, pretende contar e mostrar elementos culturais da China, e ao mesmo tempo, discorrer por uma trilha, em torno da revolução cultural chinesa, revolução imposta, apesar de muitas adversidades, permitiu mudar seu destino de camponês para se converter num renomado e reconhecido bailarino internacional. O Último bailarino de Mao é uma autobiografia comovente que abre ao leitor ocidental a China milenar, um mundo desconhecido, célebre por suas tradições, mitos e lendas. Narrada com simplicidade e sensibilidade, a história vai da sua infância passada em uma aldeia camponesa nas proximidades da cidade de Qingdao, no norte da China, sem ser um escritor profissional, consegue trazer em uma magnífica linguagem, suas memórias, como um contador de histórias, faz de cada cena cotidiana um conto profundo e cuja cumplicidade com o leitor chega ao ponto de ser difícil deixar o livro para ler no dia seguinte. Na primeira parte, Minha infância, mostra delicadamente, sua relação com sua mãe e com sua família, e descreve os costumes, os sofrimentos e as pequenas alegrias do dia-a-dia sofrido, onde a beleza e ao amor familiar se convertem numa secreta rebeldia. Fala também sobre o luxo e a riqueza, o lixo e a pobreza de Pequim, destaca a importância da liberdade e os conflitos do Ocidente. Disputa O professor da Ufac, Edílson Cadaxo e o advogado Valadares Neto disputam hoje, das 9h às 12h, uma vaga como pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Rio Branco. Esvaziamento Muitos convencionais descontentes com as decisões tomadas pela cúpula do partido trabalham no sentido de promover esvaziamento da pré-convenção. A juventude seria o setor mais descontente. Debate Boa parte dos convencionais defende amplo debate interno sobre os rumos que o partido deve tomar. Eles entendem que o partido que mais lutou pela democracia tem que agir de forma democrática. Vereador O estudante Márcio Pereira, filho do ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira, será candidato a vereador pelo PTB. O partido terá como aliados o PTN e o PSDC. O PP também entrar na aliança. Sem sentido A nova diretoria do Atlético Acreano sabia de tudo que estava acontecendo na gestão anterior. Por isso, não tem sentido ficar nesse clima de denúncias e choro. É hora de agir, de trabalhar. Dançando Na luta pela reeleição, tem vereador atacando até os clubes. O objetivo é dançar e beber com eleitores para mostrar que é popular. Se a Justiça Eleitoral agir, muitos podem dançar de verdade. Crime Por trás desses programas sociais do governo federal há uma verdadeira máquina de comprar voto. Se a Justiça Eleitoral agir, se o Ministério Público tiver interesse, muita gente pode ser enquadrada. Previsto Essa nota dois obtida pelo curso de Medicina da Ufac no Exame Nacional de Desempenha de Estudante (Enade) já era esperada. A culpa não é dos estudantes, mas sim do próprio governo federal. Questionamento Deputada Idalina Onofre (PPS) questionou ontem contrato firmado pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre) e uma empresa de gestão ambiental para supervisionar as obras da BR - 364. FortunaIdalina Onofre questiona, sobretudo, o valor do negócio estimado em R$7 milhões. Ela criticou, ainda, a não utilização de pessoal especializado do próprio órgão para fazer o serviço. PANORÂMICAS # O virtual candidato do PT à Prefeitura de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos nem tem interesse. # O PMDB chegou a ensaiar a candidatura do vereador João Dias, mas recuou.# O Partido vai apresentar Manoel Graciano como vice na chapa do PSDB ou PSB. # Lá, o PSB não se coligará com o PT. A turma vermelha já fez panfletagem contra Manoel Moraes. # Na verdade, ele é conhecido como Manoel do Ibama. # O PMDB, na visão da maioria, não tem como lançar candidato próprio. # A desorganização do partido pode prejudicar nomes importantes como o vereador Ronald Ferraz. # Em Acrelândia, o PP do prefeito Vilceu Ferreira terá como vice alguém do PT. # O nome mais cotado pela população é do Dr. Rafael, aquele que foi candidato a deputado. # O PSDB de Tião Bocalom não conseguiu projetar nenhum nome como candidato a prefeito. # Os tucanos estão divididos: a maioria quer apoiar o prefeito Vilceu. Mas há quem defende aliança com PSB. # Um bom dia ao vereador Ronaldo Ferraz (PMDB), leitor assíduo desta coluna.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A sabedoria e a esperteza

Platão, um dos filósofos gregos que mais influenciaram a cultura ocidental, ao contrário do que muitos imaginam, não creditava em democracia. Para ele a política, a boa condução dos homens em sociedade era uma arte que somente bem poucos dominavam. O ideal, para Platão, era uma coletividade governada pelos mais sábios, visto que os pensadores eram uma espécie de sócios humanos dos deuses, os únicos a entenderem os difíceis mecanismos da boa regência de tudo. Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica, envolvida com políticos. Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platos" significa largueza). A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências às competições esportivas. Ainda na juventude, tornou-se discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante oito anos, iniciando-se na filosofia. Depois de acompanhar todo o processo que condenou o seu mestre (Sócrates, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos "deuses", foi obrigado a beber o veneno cicuta, que o levaria à morte), Platão, desiludido com a democracia ateniense, viaja para outras cidades da Grécia, Egito e sul da Itália, e começa a escrever. Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Em 387 AC, funda em Atenas uma escola chamada Academia, com uma exigência, escrita na fachada: "Que aqui não entre quem não for geômetra". Em pouco tempo, esta escola tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Esquines, entre outros.

Como bom grego daquela época, Platão não se cansou de comparar as práticas do governo às técnicas do pastoreio e à arte da navegação, pois afinal enquanto metade da população da antiga Hélade pastoreava cabras e ovelhas nas montanhas e vales, o resto estava no mar, entregue ao comércio, à pesca, e quando não, como Homero mostrou, à pirataria. Por isso, soam repetidas as expressões tão usadas por Platão de “rebanho”, “cajado” , “leme”, “rota”, “porto”, aplicadas como exemplos da vida política, e “pastor” e “ piloto” quando referidas aos governantes. Tanto num caso quanto no outro, na terra ou nas ondas, as coisas eram conduzidas por alguém que detinha um conhecimento, uma habilidade qualquer, fosse a do pastoreio ou a da navegação. Platão tem razão quando afirma que cargos importantes deveria ser comandada por sábios, não pelos mais espertos. Quem não consegue diferenciar o público do privado não pode governar. Declaração “O Náuas vai se classificar em terceiro lugar e disputará o segundo turno com chances de vencer”. A frase foi proferida ontem, pelo presidente da Assembléia, deputado Edvaldo Magalhães. Desordem O terminal Urbano de e Rio Branco há muito tempo virou o point de desordem, da baderna e da criminalidade. De hora em hora um assalto é registrado. O pior é que ninguém faz nada. Sem terra A Assembléia Legislativa recebeu ontem moradores do bairro Adalberto Aragão que estão com medo de ser expulsos de suas casas por conta de uma decisão de reintegração de posse. Ultimato Segundo Luiz Alencar, residente da associação de moradores, o prazo é até quarta-feira da próxima semana para saírem da área. São mais de 200 famílias que podem ficar sem teto. Injusta O deputado Walter Prado (PSB) saiu em defesa dos moradores do bairro Adalberto Aragão. Segundo ele, a reintegração é injusta e ilegal já que os moradores estão no local há mais de 10 anos. Convivência Deputado Helder Paiva (PR), usou a tribuna ontem para falar sobre a convivência com os demais parlamentares, a sociedade e a imprensa. Helder lembrou ter 27 anos de parlamento. Mais emprego Deputado Luiz Gonzaga (PSDB) exigiu na sessão de ontem, na Aleac, mais atitude do governo estadual no que se refere aos programas de geração de emprego e renda na capital e interior, no campo e na cidade. Questionamento Mazinho Serafim (Sem Partido) questionou conteúdo de entrevista concedida pelo secretário de Floresta, Carlos Ovídio Duarte, em que ele afirmou que a produção de borracha, castanha e madeira certificada corresponde a 16% do PIB do estado. O exemplo Geralmente, no debate entre oposição e situação os oposicionistas usam o Estado de Rondônia como exemplo para ser seguido pelo Acre. O governo diz sempre que Rondônia não é um bom exemplo. Elogios Deputado Nogueira Lima (DEM) elogiou ontem projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC) que reduziu a diferença do horário do Acre de duas para uma hora em relação a Brasília. Foto: página 03/Edvaldo Magalhães # Os deputados estaduais entraram, definitivamente, na era da informática. Uns ainda não se familiarizaram bem, mas todos têm blog disponibilizado pela mesa diretora da Casa. O presidente da Casa, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), que faz, pessoalmente, as atualizações do seu blog. Por questão de Justiça, devemos dizer que a Assessoria de Imprensa da Aleac existe há mais de 20 anos, mas nunca funcionou. Magalhães fez o que seus antecessores não conseguiram. PANORÂMICAS # Tudo pronto para a festa de reinauguração da sede campestres do Sintesac. # Presidente do Sintsac, Antonio Daniel trabalhou até a noite de ontem acertando os últimos detalhes. # A expectativa da diretoria é de que a festa reunirá mais de três mil pessoas. # Será sorteado um caminhão de prêmios aos sócios do Sintesac. # Haverá torneio de futebol soçaite, sorteio de prêmios e outras atrações. # Tricolor vai com tudo pra cima do Plácido de Castro hoje à tarde, em Senador Guiomard. # O time precisa vencer para assegurar sua vaga no segundo turno e continuar sonhando com o título. # O artilheiro Marcelo Cabeção está de volta e o ala Muniz, enfim, fará sua estréia. # Mengão, com pinta de campeação, arrasou ontem com o América, no México. # Um bom dia a todos os trabalhadores que, hoje, deveriam estar em festa.